APRESENTAÇÃO

APRESENTAÇÃO

APRESENTAÇÃO

CAROS COLEGAS E SÓCIOS DA SPC

Recentemente eleita  em Maio de 2018, a nova Direção da Sociedade Portuguesa de Cefaleias irá dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelas Direções que nos precederam, apoiando a formação e a divulgação do  conhecimento  nesta área.
O maior desafio que enfrentamos é a renovação e o crescimento da nossa Sociedade; é nosso compromisso tentar que mais jovens médicos se associem à SPC de modo a que possamos crescer em número e em qualidade.

A SPC é uma Sociedade aberta que acolherá todos, médicos e investigadores que se interessem pela temática das cefaleias, maioritariamente Internos  ou Neurologistas mas também médicos  de outras especialidades assim como outros grupos profissionais ligados à investigação e terapêutica  das  cefaleias.

O objetivo primordial da nossa Sociedade é ser veículo de formação pós-graduada pelo que iremos manter a realização anual do Curso avançado de Cefaleias (da iniciativa da direção anterior). Realizámos já em Dezembro de 2018 o III Módulo que decorreu em Lisboa e em que participaram cerca de 100 formandos. O próximo Módulo, a realizar no final de 2019, será sobre ‘Enxaqueca’ e terá um componente prático e de discussão interativa importante.

Manteremos a nossa reunião anual, fórum privilegiado para discussão entre pares e apresentação de trabalhos. A próxima reunião decorrerá em Lisboa já em Março 2019.

A investigação sobre cefaleias e em particular sobre enxaqueca atravessa um momento particularmente ativo e empolgante com o desenvolvimento de terapias inovadoras, algumas  delas já ou brevemente disponíveis. Nos próximos anos iremos assistir ao aparecimento de muitas outras novas moléculas para tratamento preventivo e para tratamento agudo.

Iremos brevemente (com a indispensável colaboração dos membros da Comissão Científica) iniciar o processo de atualização das Recomendações Terapêuticas para Cefaleias da SPC (as últimas datadas de 2009). A SPC , conforme também consta no nosso plano de acção, irá  proceder ainda à definição   dos requisitos e competências mínimas  para uma diferenciação em Cefaleias.

São tempos de novas oportunidades, mas também de novos desafios! É para nós um privilégio podermos contribuir para o desenvolvimento da SPC.  


Lisboa, Janeiro de 2019


Elsa Parreira
Presidente da SPC

CONTACTOS

Sociedade Portuguesa de Cefaleias

Serviço de Neurologia - Hospital Prof Doutor Fernando Fonseca

IC 19 - 2720 - 276 AMADORA

Endereço Fiscal - Av. João Crisóstomo - 30 - 5º - 1050- 127 Lisboa