CEFALEIAS

DESTAQUES SPC

COMUNICADO

No passado dia 28 de Junho foi divulgada uma notícia na comunicação social sobre um estudo publicado na revista Annals of Plastic Surgery, pelas investigadoras Sara Henriques, Alexandre Almeida, Helena Peres e o professor da FMUP, António Costa Ferreira.

Nesta notícia, afirma-se, com base numa revisão sistemática, que “o tratamento cirúrgico da enxaqueca é um procedimento “seguro e eficaz” e pode representar melhorias “significativas” na qualidade de vida dos doentes.”, sendo que “os resultados demonstram a existência de provas científicas, publicadas em revistas de grande impacto, a favor da segurança e eficácia do tratamento cirúrgico da enxaqueca”. Alega-se que este tratamento “eficaz” “continua a encontrar resistência no seio da comunidade médica e que os profissionais médicos, bem como os próprios doentes, “ainda não estejam totalmente conscientes da existência desta possibilidade”.

Neste contexto, a Sociedade Portuguesa de Cefaleias vem esclarecer que procedimento não está considerado nas suas recomendações terapêuticas, não constando inclusivamente em nenhuma recomendação de tratamento das cefaleias e/ ou enxaqueca a nível internacional (europeu ou norte-americano), nem nas orientações ou atos formativos que a Sociedade Portuguesa de Cefaleias efetua regularmente.

Sendo parte da missão da Sociedade Portuguesa de Cefaleias a educação e formação científica de profissionais de saúde, cientistas e investigadores, assim como a comunicação de evidência científica atualizada sobre cefaleias para profissionais de saúde e para a sociedade, em nome da transparência e rigor científico e da defesa das boas práticas médicas, elaboramos um comunicado subscrito pela atual direção e comissão científica da Sociedade, que pode consultar abaixo.

365 MEET THE ONLINE HEADACHE EXPERT

A iniciativa 365 MEET THE ONLINE HEADACHE EXPERT  é uma iniciativa conjunta da APMGF e da SPC, mas aberta a qualquer profissional de saúde português que desejem discutir casos difíceis, dúvidas clínicas ou estratégias de referenciação sobre cefaleias com um perito nacional. As sessões serão GRATUITAS, terão 60 minutos de duração e decorrerão mensalmente na 3ª (terceira) 6ª feira de cada mês, às 5 horas da tarde.  Verifique o agendamento aqui.

Pode-se inscrever aqui podendo optar por participar compartilhando conteúdos – por exemplo slides com informação clínica e/ou MCDTs anonimizados ou artigos científicos (máximo 2 slides) para discussão ou por participação simples, por chat ou vídeo sem partilha de conteúdos.