DESTAQUES SPC
No passado dia 18 de Setembro, a Sociedade Portuguesa de Cefaleias e a MiGRA Portugal, representadas respetivamente pela Prof. Doutora Raquel Gil-Gouveia e pela Dra. Madalena Plácido, foram recebidas no Ministério da Saúde, pela Secretaria de Estado.
Esta foi mais uma oportunidade para apresentar os principais problemas e desafios vivenciados pelas pessoas com queixas de cefaleias, no nosso país, assim como as propostas e recomendações para a respetiva resolução, a curto, médio e longo prazo.
É nossa expectativa que, com esta postura dialogante e interessada, possamos contribuir para ajudar a definir políticas de saúde que beneficiem efetivamente as pessoas que vivem com cefaleias.
Encontra-se aberto o período de candidatura à Bolsa de Investigação de dolore capitis SPC-Abbvie em Enxaqueca Crónica. A data limite para a submissão de propostas é a de 31 de Dezembro de 2024.
É com muito gosto que anunciamos que a cidade de Lisboa foi a escolhida para receber o 19º Congresso Europeu de Cefaleias, organizado pela EHF (European Headache Federation). Decorrerá de 3 a 6 de Dezembro de 2025.
Marque já na sua agenda!
Preparados para mais um mergulho fascinante no mundo das cefaleias? Este ano, a Reunião de Primavera da Sociedade Portuguesa de Cefaleias, decorre em Lagos, no Algarve. Este evento que promete não apenas informar, mas também inspirar e envolver os participantes em discussões estimulantes sobre os aspectos clínicos e científicos relacionados com as Cefaleias, prometendo-se uma jornada repleta de oportunidades de aprendizagem e colaboração.
Destacando-se no programa, temos a aguardada Conferência do Prof. Pereira Monteiro, mergulhando fundo na Neurofisiologia Clínica do Cérebro na Enxaqueca, com a expertise de Gianluca Coppola, um neurologista clínico e investigador na neurofisiologia das cefaleias, que em potenciais evocados, quer com neuroimagem, com especial interesse nas enxaquecas. Esta é uma oportunidade imperdível para explorar as complexidades do funcionamento do cérebro das pessoas com cefaleias, abrindo novos horizontes na compreensão e tratamento dessas doenças debilitantes.
E não podemos esquecer a sessão “Outside of the Brain Box”, onde se apresentam os resultados de uma experiência inovadora e empolgante que desafiou os participantes a pensarem fora da caixa e a explorarem estratégias de investigação colaborativas em cefaleias, em Portugal.
Além disso, os simpósios – alguns com formatos inovadores – oferecem uma oportunidade única para aprofundar o conhecimento em áreas específicas do tratamento das cefaleias. E, é claro, mantemos o cerne da reunião como habitual, com a apresentação de casos clínicos e trabalhos de investigação nacionais, oferecendo aos participantes a chance de concorrer aos prestigiados Prémios TEVA para Melhor Caso e Melhor Apresentação.
Esta é mais do que uma simples conferência científica; é uma comunidade de mentes curiosas e apaixonadas, unidas pelo objetivo comum de avançar no entendimento e tratamento das cefaleias.
Junte-se a nós nesta emocionante jornada de descoberta, colaboração e excelência científica. Estamos ansiosos para recebê-lo e compartilhar este momento único juntos!
Os Future Headache Experts (FHE) são uma rede de médicos e investigadores em início de carreira com um interesse especial nas cefaleias.
A FHE está afiliada à Federação Europeia de Cefaleias e tem como objetivo incentivar médicos, neurologistas, cientistas e investigadores jovens a iniciar conversas e partilhar ideias que possam educar, motivar e encorajar jovens médicos/cientistas nas áreas da medicina e ciência das cefaleias.
Além disso, esta associação oferecerá aos seus membros várias oportunidades profissionais e atividades de networking destinadas a promover o desenvolvimento das suas carreiras no campo das cefaleias.
A Sociedade Portuguesa de Cefaleias convida todos os jovens investigadores e jovem médicos com interesse em cefaleias a juntarem-se à FHE